Reforma Íntima – 1

Reforma Íntima.

Ô troço complicado.

Todo mundo fala mas ninguém sabe como faz.

Pior, quase ninguém faz.

Será que tem receita?

Catando nos livros, achei uma receita que ilustro com algumas fotos.

Vamos lá?

Ingredientes:

Postura de aprendiz: temos que estar abertos ao novo, ao inusitado, às novas descobertas (tanto internas quanto externas) e despirmo-nos dos preconceitos e posições egoístas. Enquanto não formos capazes de aceitar que estamos aprendendo o tempo inteiro, teremos dificuldades em aceitar o ponto de vista do mais experiente.

Observação de si mesmo: vivemos fugindo disso sempre. O pior é que sabemos exatamente como e o que somos. Não precisamos perguntar para ninguém. Vivemos numa fuga constante daquilo que somos ou fomos e não aceitamos o nosso todo. Observar-se a si mesmo invoca-nos o sentido de piedade e perdão, tão longe de nossa prática comum. No instante em que aceitarmos o lado negro de nossos Espíritos, seremos livres.

Renúncia: renunciar a comportamentos e vícios é uma das maiores barreiras das pessoas. Precisa dizer mais coisa?

Aceitar a sombra: a sombra faz parte da vida… não tem como fugir. Em determinado momento seremos confrontados por causa dessa realidade latente da alma. Entre fugir e resolver, melhor resolver!

Auto-perdão: Saber se conduzir é uma arte!

Post continua…

5 Respostas

  1. Obrigado por suas aulas aos domingos, elas me ajudam muito.
    Parabéns pelo seu trabalho.

  2. Fala Marconi. Eu Estive lendo sobre São Francisco de Assis e pensei em mandar isso a você. Forte abraço meu irmão.

    VI O CÉU NUMA ROSA ORVALHADA.
    VI O CÉU NA CRIANÇA QUE PASSOU SORRINDO
    VI O CÉU NA LUZ OFUSCANTE DO SOL,
    NA CLARIDADE PRA TEADA DO LUAR.
    NO VOEJAR DAS BORBOLETAS.
    VEJO O CÉU NOS DESENHOS DE ESPUMA
    DO CÓRREGO ONDE ESTOU A MEDITAR.
    ENVERGONHADO DE VER MINHA VESTE
    AMARROTADA DE VULGARIDADES,
    FECHO OS OLHOS DIZENDO:
    SENHOR NÃO SOU DIGNO.
    AINDA ASSIM, ADORMEÇO E TENHO SONHOS LINDOS,
    TÃO LINDOS QUE NÃO CONSIGO TRADIZIR.
    SENHOR EU NÃO SOU DIGNO.

    POBREZA MATERIAL PODE SIGNIFICAR
    RIQUEZA NOUTRA DIMENSÃO.
    O POBRE BONDOSO, HUMILDE E CONTENTE
    É SEMPRE UMA ALMA RICA.

    (Pelo espírito Rabindranath TAGORE – Sobre Francisco de Assis)
    Médiun – Ariston S. Teles

  3. Marconi, Pergunto: Por quê as psicografias normalmente são poéticas? Nos remetendo a um mundo meio fantasioso ou inexistente?
    Como não tenho conhecimento do espritismo, me questiono e tenho constantes dúvidas sobre tudo.
    Assistindo a palestra no salão principal, ao final é lido uma psicografia, certo? Pelo menos, foi o que entendi.
    precebe-se o tom poético, e isso me faz questionar: Por quê os mortos falam em tom poético, já que eles são pessoas como nós, que agora existem em espírito, não em carne?

    • Porque geralmente a poesia tem um poder de despertamento maior do que um texto comum. Trata com mais suavidade coisas que seriam pesadas de dizer.
      Tente lembrar de um conselho que te deram.
      Consegue?
      Agora tente lembrar de uma música que fala de um conselho. Você vai lembrar na hora. E não de uma, mas de várias músicas.
      A poesia tende a nos atingir o interior.
      É por isso apenas.
      (no meu parco conhecimento, ok?)
      Abraços!

Deixe uma resposta

