Qual o caminho a seguir na mediunidade?

Qual o caminho a seguir na mediunidade?

caminho

Pode não parecer, mas essa pergunta fica na cabeça de todos aqueles que tem determinado grau de percepção extra-sensorial. Qual o caminho que devo seguir? Por que tenho que desenvolver a mediunidade? O que posso fazer com esse dom para o meu avanço espiritual?

Essas perguntas são muito coerentes e têm respostas, porém, o mais importante é saber COMO proceder em relação a essa capacidade concedida pela onipotência divina. 

Existem 3 requisitos básicos para que a mediunidade seja um bem e não um estorvo para seu detentor:

humildade

A primeira qualidade a ser desenvolvida é a HUMILDADE. Humildade vem do Latim humus que significa “filhos da terra“. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

obediencia

A segunda qualidade a ser observada pelo detentor da mediunidade é a OBEDIÊNCIA. A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual uma pessoa aceita as ordens dadas por outra pessoa.

disciplina

Finalmente, a terceira qualidade importante para os médiuns é a DISCIPLINA. Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra “discípulo”, que significa “aquele que segue”. Nesse ínterim, lembramos da passagem na qual o nosso querido Chico Xavier se apresenta para o trabalho na mediunidade junto a Emmanuel requisitando sua proteção no exercício do trabalho de intercâmbio e pergunta o que é preciso para desempenhar tal tarefa. Emmanuel asseverou 3 requisitos:

– Disciplina, disciplina e disciplina!

Sabemos que a disciplina é um componente principal na execução de qualquer tarefa na vida, porém essa afirmação veemente do Espírito guia de Chico tem uma visão muito mais profunda. Creio, pessoalmente, que Emmanuel tenha querido dizer:

  • Disciplina material;
  • Disciplina mental;
  • Disciplina espiritual.

Vemos nessa recomendação de Emmanuel ao seu médium uma enorme sabedoria, porque é muito difícil conseguir desenvolvimento na atividade mediúnica sem ter disciplina nesses 3 aspectos. Eles estão intimamente ligados uns aos outros e se auto-influenciam constantemente! 

E aí, buscamos no Evangelho o maior exemplo para conseguir desempenhar-se bem nesse desiderato: o exemplo de Jesus que, ao lavar os pés dos seus apóstolos, demonstra as 3 qualidades básicas do médium: humildade, obediência e disciplina.
12apostolos
Muitos obstáculos se apresentarão ao médium durante sua jornada e os principais são:
1 – ele mesmo;
2 – a organização espírita.
Todos sabemos dos nossos defeitos, não precisamos repetir essa velha ladainha. Já a organização espírita exerce um papel bastante importante no desenvolvimento dos médiuns. Porém, toda organização é constituída de indivíduos e esses, por padrão, têm seus defeitos. Estar numa organização espírita não nos exime do passado delituoso, bem como das nossas conquistas maiores no campo do Bem. E sob uma mesma bandeira, é necessário seguir determinadas ordens. Em muitos lugares é possível observar que nem todas as ordens são seguidas por seus adeptos. Vai da consciência de cada componente manter um estado de convivência saudável, mas se isso não acontece, a espiritualidade inferior se aproveita dessas brechas e impõe a dúvida, a mentira, a influência negativa. 
E aí vale sempre relembrar a recomendação do Mestre: “Orai e vigiai”.
Os Espíritos que se manifestam no Lar de Frei Luiz (mormente os responsáveis por aquele Lar) afirmam: “A OBRA ESTÁ ACIMA DE TUDO”.
Temos que estar cientes que essa obra está sendo bem conduzida e seu destino está traçado, simplesmente porque ela tem um dono:
jesus
Assim, meus amigos, estaremos construindo um futuro espiritual magnífico. Está em nossas mãos.
Humildade vem do Latim humus que significa “filhos da terra”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

15 Respostas

  1. Blog maravilhoso.
    Comecei agora minha orientação mediunica e sedenta por mais informações e conhecimento cheguei até aqui via google (não, não…não baseio meus estudos só pela internet não, mas se bem usada, é uma ótima ferramenta).
    Belo trabalho, pode estar certo que voltarei mais vezes. =)

  2. Oi Roberta! obrigado pela visita!
    Você faz orientação mediúnica no Lar de Frei Luiz ou em algum outro centro espírita?

    No que depender de mim, sempre procurarei colocar posts que enriqueçam a experiência de quem lê.

    Mais uma vez, obrigado!!
    Marconi

    • Olá, Marconi!

      Comecei a minha orientação no Lar de Frei Luiz na última quarta-feira e por estar ainda um pouco “perdida” com tudo que está acontecendo, cheguei até aqui, procurando informações para melhor entender tudo o que está se passando.
      Ainda não consegui ler todo os posts, mas vi em algum que você dá aulas no Frei Luiz, certo?
      Se não for muito incomodo, será que poderia te fazer algumas perguntas? Pelo que já li aqui, creio que esteja apto a sanar as dúvidas da caloura aqui. x)

      Obrigada desde já. =)

  3. Fique à vontade para tirar suas dúvidas. Eu dou aulas no Lar de Frei Luiz nos domingos de reunião pública. Entrarei em contato e deixarei meu email à disposição.

  4. Para não perder o hábito , gostei muito dessa sua exposição e estava esperando ansioso pelo resumo . Nós que estamos trabalhando na Sala de Passes , temos falado direto sobre essas caracteristicas fundamentais com o grupo para a educação da Mediunidade com equilíbrio .
    Mas o que eu gostei mais foi sobre a enfase que vc deu sobre o nosso verdadeiro compromisso com a Causa e com a Casa . No noso caso – o Lar de Frei Luiz , espaço físico e astral a qual estamos definitivamente ligados – é assim que me sinto , por devoção , respeito e amor . Somos herdeiros de uma Obra de grande envergadura e Luz e precisamos merecer tudo o que esses Grandes Amigos- Frei Luiz E Luiz da Rocha Lima nos deixaram.
    Então , vamos trabalhar , né?

  5. Opa Marcão, valeu pelo comentário e pela visita!
    Esse material eu retirei de uma página do livro “Memórias de um presidente de trabalhos”, do Luiz da Rocha Lima.
    Uma página dentre quase 700. Consegues imaginar a quantidade de material que temos pra estudar?

    Vou dizer: se eu ficar ali dando aula durante 10 anos, não conseguirei repetir conceitos. Vai sempre ter coisa nova. Esse livro apresenta relatos inéditos, uma vez que é baseado na vivência de Rocha Lima na condução dos trabalhos espirituais em praticamente todos os seus ramos, mas principalmente voltado à materialização de Espíritos. E isso é matéria pouco estudada.

    Vamos nos esforçar para que cada aula seja sempre melhor que a outra, principalmente baseada nos relatos e na experiência dos que nos antecederam na luta.

    Forte abraço!

  6. Olá, Professor!

    Gostei muito dos seus posts recentes. Legal esse suporte aos “novatos”. Só p/ constar ainda me considero novata.

    Os livros do Luiz da Rocha Lima são maravilhosos e enriquecedores, muito me ajudaram no inicio.
    No Lar de Frei Luiz pode-se pegar emprestado na mini-boblioteca da sala da Memei. Também pode ser encontrado no site da “Estante Virtual”, pode-se comprá-los pela internet (sào livros usados).

    Obrigada.

  7. gostaria de parabenizar pelo trabalho realizado pois estou frequentando a dois meses e tenho mudanças muito boas ja acontecendo
    abraços

    • Oi Claudio,
      obrigado pela visita e comentário!
      Mas aposto que as mudanças foram motivadas internamente, pela sua própria busca.
      O curso ajuda, instrui, mas o avanço pessoal depende somente de você mesmo.
      Espero que possamos continuar juntos pelos próximos anos.
      Forte abraço!

  8. oi mestre feliz natal para vc e todos seus familiares e que esse novo ano seje bem diferente dos outros e que jesus continue abençoando nossas vidas
    abraços

  9. Diciplina! Diciplina! Diciplina!
    Já trabalhei em duas associações espirítas e agora na terceira não encontrei ainda este quesito primordial em ação. Somos tão imperfeitos que o que parece simples… principalmente para quem já tem uma base espiríta, não o é. Sou orador do Evangelho aos assistidos em dia de sessão de atendimento mediúnico. Aprendiz do amor; indiciplinado ainda, mas consciente de que devo perseverar no objetivo maior: humildade, diciplina.
    Apaz de Jesus. Carlos.

  10. Perdoe-me o erro de portugues; disciplina e não diciplina e o meu anceio de um dia ser e constatar que todos nós compreendemos os ensinamentos exemplificados do Mestre Jesus, formando uma só família; uns ajudando os outros, na busca da perfeição; o perdão oriundo do amor.
    Abraço fraterno,
    Carlos.

  11. Bom dia, marconipp poderia me esplicar melhor o siguinificado de cada sala no lar frei luiz a sala 7 é para que que é,e a sala 12 é para que pois fui encamiada para estas salas mais nao tive esplicação vc poderia me esplicar desde já agradeço a sua atençao obrigda lucine

    • Oi Luciene,

      SALAS 1, 2, 5, 6 e 12 são específicas pra tratamentos de saúde tais como: Câncer, Aids, Hepatite, Gravidez de risco, Coração, Derrame, enfim, doenças que, na sua maioria, a medicina terrena encontra dificuldades. Lógico que lembrando sempre: NINGUÉM JAMAIS DEVE ABANDONAR SEU TRATAMENTO MÉDICO PQ O ESPIRITUAL É UM IMPORTANTE COMPLEMENTO. São portanto, Salas de Cura. E as pessoas são tratadas em leitos. As salas 1 e 2 são para os casos mais graves; as salas 5, 6 e 12, para casos mais brandos e também para reequilíbrio psico-bio-físico.

      SALA 4, 7 e 10 são de passes para “limpeza de aura” (ou até determinados casos de obsessão). É na Sala 7, por exemplo, que as pessoas que comparecem ao Lar sem encaminhamento prévio da Triagem (como às vezes acontece) recebem o passe. Tb aquelas que escolhem ficar no Salão Principal.

      SALA 3 é específica para o tratamento da Obsessão.

      SALA 8 é a salinha das crianças.

      GRUPO MEIMEI trata de crianças e jovens com Síndrome de Down e outros distúrbios mentais.

      GRUPO MAIRA DOLORES este é voltado para o tratamento somente das crianças e idosos q residem no Lar de Frei Luiz. Além disso, hj em dia, o Grupo se divide para atender à Evangelização e à Triagem (lá no Teatro).

      GRUPO FRATERNO é aquele q fica logo na entrada, direcionando também as pessoas para o tratamento e também são membros da Triagem, e auxiliando dando informações diversas a todos q procuram o Lar. Eles usam uma camisa de cor azul, específica do Grupo.

      Resumidamente é isso!
      Abs!
      Marconi

  12. Olá estava navegando na internet em busca de material sobre “Disciplina Mediúnica”, visto que fui encarregada pelo diretor de um dos Centros Espíritas que trabalho, aqui em Porto Alegre/RS, para expor este assunto aos frequentadores da casa.
    Gostei muito de tuas respostas. Curtas, objetivas e simples.
    Parabéns pelo estudo.
    Ieda Muniz Heit

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: