Processo de aprendizagem na atividade mediúnica

atividademediunica01

O processo de aprendizagem na atividade mediúnica é dinâmico. Por ter essa característica, o médium muitas vezes não tem parâmetros para decidir qual o procedimento deve ser tomado em determinada circunstância. A inexperiência frente a fatos espirituais e seus mecanismos pode fazer com que o médium erre com maior frequência, pois seus parâmetros são mais baseados na vida material, de sorte que o problema torna-se um pouco mais difícil de ser resolvido.

Porém, é importante perceber que o aprendizado envolve o entendimento de alguns pontos. Qual a finalidade de se efetuar o desenvolvimentos dos dons mediúnicos? Quais as dificuldades e inconvenientes que devem ser evitados? Cada pessoa poderá ter uma resposta para essas perguntas, porém, elas poderão concordar na maior parte das vezes. A finalidade do desenvolvimento dos dons mediúnicos é o exercício da caridade. É fazer com que o dom torne-se fator de multiplicação na contabilidade divina, onde aquele que menos tem seja auxiliado por aquele que mais possui.

Entretanto, o exercício da mediunidade é cercado de inconvenientes e esses se aproveitam dos piores defeitos do ser humano: egoísmo e orgulho.

atividademediunica02

O Espiritismo é fácil? Para fazer as coisas mais simples, temos de aprender a fazê-las e adquirir treinamento na prática. Mas, quando se trata de Espiritismo, muita gente pensa que basta assistir algumas sessões para poder fazer tudo e dentro de pouco tempo tornar-se mestre no assunto. Para ilustrar esse caso, eu sempre me utilizo da capacidade do esquimó em diferenciar os tons de branco na imensidão do Ártico. Porém, como podem ver, mesmo sabendo distinguir as centenas de tons de branco, mesmo o esquimó pode se tornar presa fácil de um predador.

atividademediunica03

Portanto, para se evitar determinados inconvenientes da prática espiritual, é necessário ESTUDAR SEMPRE. O Espiritismo não pode se prender à busca incessante de justificativa científica para se estabelecer como doutrina religiosa, e sim, se apoiar nos postulados que fazem parte da base que apóia esses imensos conhecimentos. E esses conhecimentos encontram porto seguro em Allan Kardec e Francisco Cândido Xavier (médium através do qual inúmeras entidades trouxeram páginas de ensino e alívio).

Tomamos isso como base porque os mecanismos de aprendizagem atuais, tanto na vida material quanto espiritual, envolvem a pesquisa em inúmeras fontes. E a televisão é uma fonte enorme de materiais para estudo. É importante estudar sempre para termos alguns parâmetros para decidir aquilo que pode ser usado daquilo que não serve.

atividademediunica04

atividademediunica05

O Espiritismo, como ensinava Kardec, é um campo de atividades difíceis, complicadas, melindrosas, exigindo dos seus praticantes conhecimento seguro de sua natureza e finalidade, de suas possibilidades e dificuldades. Por isso muita gente fracassa na prática espírita, caindo em situações confusas, ensinando aos outros uma porção de coisas erradas, trocando as mãos pelos pés e escorregando sem perceber em obsessões e fascinações. Por isso, é importante usar sempre o bom senso e o equilíbrio!

atividademediunica06

Elementos de equilíbrio:
Força, dedicação, exercício, coragem, discernimento, moderação, prudência, controle, base, igualdade entre forças opostas (dicotomia: dia/noite, masculino/feminino, quente/frio, esquerdo/direito).

Em muitos momentos da nossa vida teremos dúvidas, pois a dualidade impera, faz parte da natureza do nosso planeta. Se virmos essa dualidade como conflitos, estaremos sempre balançando entre o certo e o errado. Para saber utilizar essa dicotomia em nosso favor, é preciso pensar em complementariedade e interdependência, porque uma perna depende da outra. Se não houvesse noite, não existiria o dia; se não houvesse o alto, não existiria o baixo. Se não houvesse a morte, a vida não prosseguiria.

atividademediunica07
O processo de aprendizagem requer um esforço e equilíbrio constantes. Se afrouxarmos, não dá certo. Se fizermos força demais, também não dá certo.

atividademediunica08

Na busca incessante por um modelo, devemos pensar, também, na sequência de fatos. Se olharmos para um determinado momento da vida e tirarmos uma foto, talvez o aprendizado não se dê por completo pois é necessário observar a continuidade da experiência. É importante perceber a contextualização para que se entenda a profundidade de um ensinamento. É por isso que Kardec afirma que o exemplo é o mais poderoso agente de propagação:

As brochuras, os jornais, os livros, as publicações de toda a espécie são meios poderosos de introduzir a luz por toda a parte, mas o mais seguro, o mais íntimo e o mais accessível a todos é o exemplo da caridade, a doçura e o amor.

E não tem ninguém melhor nessa materia do que O Amigo aí abaixo. Esse cara tá sempre de braços abertos, sempre nos espera. Por mais burradas que façamos, Ele nos espera. Ele sempre nos ajuda a suportar o fardo que carregamos ao errar, pois ele fala continuamente à nossa consciência. Vamos escutá-lO mais?

atividademediunica09

3 Respostas

  1. Caro Irmão Marconi

    As suas aulas aos domingos no Lar de Frei Luiz, estão cada vez melhores.
    Todo domingo leio a coluna de nosso irmão Gerson Monteiro no Jornal Extra, e a ultima me impressionei com um menino chamado Akrit Jaswal, indiano que aos 7 anos fez uma pequena cirurgia na Aldeia que morava. Veja as imagens no Orkut deste menino que impressiona qualquer pessoa.
    Abraços

    Alfredo Levy

  2. Grande Alfredo!
    É isso o que eu chamo de parceria espiritual. Pode ter certeza que a riqueza da aula é, em sua grande parte, devido à presença da espiritualidade e também por causa dos alunos. Nós percebemos muito isso, a ânsia de aprendizado que as pessoas tem. Portanto, é por isso que nos esforçamos para dar o melhor.

    Quando a esse menino Akrit Jaswal, eu já conhecia a história dele. Tenho uns vídeos dele fazendo a cirurgia na menina, realmente é bastante impressionante. Mas o que mais impressiona é a capacidade mental desse garoto. Atualmente ele está estudando em Harvard. Ele leu milhares de artigos acadêmicos de medicina e disse que já encontrou vários erros e que vai complementar. O objetivo dele é descobrir a cura para o câncer. Esse é a meta principal dele. E ele disse que vai conseguir.

    Forte abraço, obrigado pela visita ao blog!
    Marconi

  3. Carissimo Prof.Marconi,

    PARABENS pela compilacao desta Aula: EXCELENTE CONTEUDO!!!

    Ahhh… assisti o jovem Akrit Jaswal na Oprah Winfrey: ele eh SHOW ! …ainda fez 1 by-pass + interessante q haviam elaborado ateh entao…
    VIVA a esta Doutrina de AMOR e LUZ que nos envolve a todos e que nos permite entender fenomenos como este!
    >>>Valeu a lembranca Alfredo Levy!

    Paz e Bem,
    Regina Rianelli.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: