Consciência, Paciência e Moralidade

A EXPERIMENTAÇÃO
 “Nos mistérios órficos, dizem Porfírio e Proluz, as almas dos defuntos apareciam sob a forma humana e conversavam com os assistentes. Ensinavam-lhes a sucessão das existências e a ascensão final  do Espírito à luz divina, mediante vidas puras e laboriosas. Essas práticas comunicavam aos iniciados uma fé profunda no futuro; incutiam-lhes uma força moral e uma serenidade incomparáveis; transportavam seus pensamentos às regiões sublimes, em que tanto se comprouve o gênio grego.”

                                                                                                                      Léon Denis

“Inaugurado o Santuário de Frei Luiz nos fundos da nossa residência, na rua Eng. Gastão Lobão nº 100, o desenvolvimento mediúnico que era feito no nosso atual centro, à Travessa Martinha, passou a ser feito naquele.
Tivemos sempre em mente os conselhos de Léon Denis: – “a experimentação, no que ela tem de belo e de grande, na comunicação com o mundo superior, não alcança o mais sábio, mas ao mais digno, ou melhor, àquele que tem mais paciência, consciência e moralidade”.

                                                                                             Luiz da Rocha Lima

 O que vem a ser a Consciência?  Segundo o Aurélio: “Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; conhecimento, noção, idéia; senso de responsabilidade; Atributo altamente desenvolvido na espécie humana”.

E a Paciência? “Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação; perseverança tranqüila”

Já a Moralidade: “Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.”

São essas 3 características as mais importantes para uma comunicação espiritual positiva. Não positiva somente no aspecto semântico da palavra porque podem vir espíritos necessitados e que quase sempre são credores do nosso amparo e solidariedade.

“Geralmente o médium negligencia o desenvolvimento da sensibilidade psíquica consciente para buscar manifestações mais tangíveis. Faz apelo ao invisível em estado de passividade absoluta, propícia a recepção de uma influência psíquica exterior. Este primeiro ensaio se realiza sob o controle de um médium já desenvolvido, de um diretor de sessão, ou muitas vezes, sem controle algum.”

 

“Se o médium guia é bem inspirado, ou se o diretor de sessão é bem esclarecido, o aluno médium não incorre em nenhum mal. Ao contrário, isto é, quando o médium guia não é bem assistido (má ambiência, imoralidade, autolatria, etc.) ou quando o chefe da sessão, na expectativa de uma manifestação a vir, limita-se a uma observação relaxada do sensitivo, este fica diversos meses, algumas vezes anos, sob uma influência desconhecida, de fato perigosa. Caso da maior gravidade. Quando a primeira manifestação espiritóide se desencadeia, o noviço, todo feliz por ser assim exaltado, recusa todo o controle, antes de perder (ele acredita assim) o benefício de sua longa espera e de tão grandes esforços. Surgem a obsessão e a fascinação que o dominam, males tanto mais inestirpáveis, que o médium, entusiasmado pela quase certeza de entrar em comunicação com seus “desaparecidos”, entrega-se sem defesas ao desconhecido, aos espíritos que iludem!
Quando ele desperta, quer reagir e o trabalho de renovação será longo e difícil.”

Ora, o que se entende por Ciência, Filosofia e Religião? Será que existe ligação entre Consciência, Paciência e Moralidade? Esse é um dos grandes benefícios da Doutrina Espírita. Seu tríplice aspecto nos ajuda a obter essas características importantes do Ser Humano. A nossa fé é raciocinada, não um produto de dogmas pré-estabelecidos e engessadores. A Fé que constitui a base da nossa redenção espiritual tem que ser calcada nesse tríplice aspecto. É por isso que se diz que o Espiritismo não é a religião do futuro e sim, o futuro das religiões. Se as pessoas desenvolverem essas 3 características básicas, elas certamente se farão portadoras da credibilidade Divina e serão auxiliados e auxiliadores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: