Anjo da Guarda, Mentor Espiritual, Guia espiritual, etc.

Anjo da Guarda, Mentor Espiritual, Guia espiritual… É um monte de nome pra definir uma única coisa. Por que tantas definições, adjetivos? Sei não, isso deve ter alguma relação com as religiões. Nada nos resta a não ser pesquisar o Oráculo (é como eu chamo carinhosamente o Google).

Ele não tarda a responder. É por aí mesmo: advém da tradição cristã, hebraica e islâmica. Serve de mensageiro entre Deus e os homens. Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma oração. Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. O dia do anjo da guarda é comemorado no dia 28 de maio.

Na Revista Espírita de 1858, dirigida por Alan Kardec, vemos a definição:

PRIMEIRA ORDEM – PUROS ESPÍRITOS

Caracteres gerais. – Influência da matéria nula. Superioridade intelectual e moral absoluta com relação aos Espíritos de outras ordens.

Primeira classe. Classe única. – Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição, da qual a criatura é suscetível, não têm mais a suportar nem provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à encarnação em corpos perecíveis, para eles, é a vida eterna que cumprem no seio de Deus. Gozam de uma felicidade inalterável, porque não estão sujeitos nem às necessidades, nem às vicissitudes da vida material; mas essa felicidade não é a de uma ociosidade monótona passada numa contemplação perpétua. São os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, os ajudam a se aperfeiçoarem e lhes assinalam a sua missão. Assistir os homens em sua aflição, excitá-los ao bem, ou à expiação das faltas que os distanciam da felicidade suprema, para eles, é uma doce ocupação. São designados, algumas vezes, sob o nome de anjos, arcanjos ou serafins.

Os homens podem entrar em comunicação com eles, mas bem presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los, constantemente, às suas ordens.

Três histórias de anjos:

A conversa no céu
Abd Mubarak ia até Meca, quando sonhou certa noite que estava no céu. Ali, pode escutar dois anjos conversando.
“Quantos peregrinos vieram este ano à cidade sagrada?” Perguntou um deles.
“Seiscentos mil”, respondeu o outro.
“E, destes todos, quantos tiveram sua peregrinação aceita?”
“Nenhum. Entretanto, existe em Bagdad um sapateiro chamado Ali Mufiq, que não efetuou a caminhada; mas sua peregrinação foi aceita, e suas graças beneficiaram os 600 mil peregrinos”.
Quando acordou, Abd Mubarak foi até a sapataria de Mufiq, e lhe contou o sonho.
“A custa de grandes sacrifícios, terminei juntando 350 moedas”, disse, chorando, o sapateiro. “Entretanto, quando estava pronto para seguir até Meca, descobri que meus vizinhos tinham fome. Distribuí o dinheiro entre eles, sacrificando minha peregrinação”.

O mendigo e o monge
Um monge meditava no deserto, quando um mendigo se aproximou:
“Preciso comer”.
O monge – que estava quase em sintonia perfeita com o mundo espiritual – não respondeu nada.
“Preciso comer”, insistiu o mendigo.
“Vá até a cidade e peça aos outros. Não vê que me atrapalha? Estou tentando comunicar-me com os anjos”.
“Deus se colocou debaixo do homem, lavou seus pés, deu sua vida, e ninguém o reconheceu”, respondeu o mendigo. “Aquele que diz amar a Deus – que não vê – e esquece o seu irmão – que vê – está mentindo”.
E o mendigo transformou-se num anjo.
“Que pena, você quase conseguiu”, comentou antes de partir.

Condenando o irmão
O abade Isaac de Tebas estava no pátio do mosteiro rezando, quando viu um dos monges cometer um pecado. Furioso, interrompeu sua oração, e condenou o pecador. Naquela noite, foi impedido de voltar a sua cela por um anjo, que lhe disse: “você condenou seu irmão, mas não disse que castigo devemos aplicar: as penas do inferno? Uma doença terrível ainda nesta vida? Alguns tormentos em sua família?”
Isaac ajoelhou-se e pediu perdão: “atirei as palavras no ar, e um anjo escutou-as. Eu pequei por falta de responsabilidade com o que digo. Esquece minha ira, Senhor, e me faz ter mais cuidado ao julgar o meu próximo”.

Como não poderia deixar de ser, um vídeo para ilustrar a proteção divina:

16 Respostas

  1. Oi, Marconi!

    Meu nome é Alessandra, gostei muito tanto dos vídeos quanto das histórias de anjos, todas são fantásticas e exemplificam bem como devemos nos comportar diante de fatos considerados muitas vezes banais do dia a dia.
    Parabéns pela página! Leio sempre e gosto muito!

    Uma boa semana, que Jesus continue te iluminando!

    Até a próxima Aula!

  2. Oi Alessandra, que bom que você gostou!
    Tomara que os anjos não nos abandonem e continuem nos intuindo e fortalecendo pro trabalho!

    Abraços fraternos!

  3. AMIGO MARCONI:
    HOJE VOCÊ ESTAVA BRILHANTE . O TEMA DA AULA DESTE DOMINGO É O TEMA RECORRENTE NA NOSSA SALA DE PASSES NA TRIAGEM . O TRABLHO MEDIÚNICO PRECISA ESTAR FUNDAMENTADO NA SINTONIA QUE PODEMOS ESTABELECER , NO PREPARO QUE PODEMOS DEDICAR E NO ESTUDO QUE NOS COMPROMETEMOS A FAZER …
    DAÍ, PODEMOS MELHORAR O NÍVEL DA NOSSA CONSCIENCIA , DESENVOLVER A NOSSA PACIÊNCIA E CAMINHARMOS NA DIREÇÃO DA NOSSA NATURAL E CONSEQUENTE MELHORA MORAL…
    MAS O MELHOR FOI QUANDO VOCÊ COMEÇOU A FALAR DO LIVRO DO CHICO/ ANDRÉ LUIZ – O ” MISSIONÁRIOS DA LUZ”.
    CARA , A MINHA TURMA DE ESTUDO ESTÁ TRABALHANDO NESTE LIVRO DESDE O COMEÇO DO ANO E ESTAMOS TERMINANDO O CAPÍTULO QUE VOCÊ CITOU . LOGO PEGUEI O MEU QUE ESTAVA NA MINHA MOCHILA E PUDE ACOMPANHAR A SUA LEITURA COM AS MINHAS ANOTAÇÕES…
    ALIÁS , ACHO QUE ESSE CAPÍTULO DEVERIA SER LEITURA OBRIGATÓRIA E DE CABEÇEIRA A TODO TRABALHADOR DA CASA !!!!!!!
    TENHA UMA EXCELENTE SEMANA , MEU IRMÃO. QUE JESUS TE ABENÇÕE SEMPRE

  4. oi,marconi!
    meu nome é sandra,adorei os videos
    não conhecia seu site.peguei hoje no curso.adorei essa dos anjos…
    vcs fazem um trabalho muito bonito nas reunioes de domingo.
    que deus ti ilumine sempre e uma boa semana pra vc.

  5. 🙂
    Show de bola Marcão! Você captou. Essa é a idéia. Lembre-se sempre que as manifestações ditas elevadas se darão através da maior expressão de dignidade do médium. E a dignidade é determinada por essas 3 qualidades bem enumeradas por você.
    Esse livro (bem como os outros do André Luiz/Chico) é uma verdadeira aula.
    Esse estudo que vocês estão conduzindo é importantíssimo para dar parâmetros de trabalho e conduta.
    A aula de ontem foi construída sobre o livro “Memórias de um presidente de Trabalhos”, do Rocha Lima. E o arremate… bem, o arremate foi da espiritualidade em ter mostrado, de forma inusitada, o que eu deveria relatar.
    Portanto, vamos rever os elogios. O brilhantismo é das entidades que me conduziram, eu apenas fui um instrumento.
    Cabe a eles não o elogio e sim, o agradecimento por nos ter conduzido.

    Forte abraço e ótima semana!!

  6. Oi Sandra! Que bom que você gostou!
    Bom, meu blog é uma forma de divulgação do material e enriquecer um pouco mais o “pós-aula”. O pessoal gosta dos vídeos e é uma maneira de multiplicar o conhecimento.
    É também um canal onde pode-se tirar uma ou outra dúvida que não foi esclarecida.

    Continue voltando mais vezes, eu atualizo à medida que as aulas vão sendo dadas. Também tem material da turma que iniciou nesse ano e que está num momento diferente do curso.

    É isso. Ótima semana para você!!
    Abraços fraternos!

  7. Olá Marconi!
    Marconi tenho uma curiosidade de saber quem é o meu anjo da guarda,Qual a melhor forma de eu saber?
    Um grande abraço e adoro assistir suas aulas aos domingos.
    Abraços

  8. Caro Marconi,
    No domingo passado iniciei o curso e assisti a palestra muito esclarecedora sobre saúde mental. Gostei muito do que ouvi, vi e senti. Vcs são iluminados.
    Que jesus ilumine bastante o seu caminho pela estrada da vida.

    Abraços,
    Paulo Motta (Vim transferido do curso de Quarta feira, Lembra?)

  9. Fala Marconi

    Que palestra aquela do Psiquiatra no domingo (07.09.2008), muito boa idéia, pena que o horário não ajudou, aprendi muitas coisas boas, gostaria de saber da apresentação do arquivo do PowerPoint. Parabéns

  10. Alfredo e Paulo,
    em breve vou disponibilizar o arquivo com a palestra dada pelo Dr. Henrique. Nós também vamos fazer um bate-bola com algumas questões que sempre surgem depois da apresentação dele (tipo: sou médium ou sou maluco?). Vamos enriquecer mais, pode ter certeza!!
    Forte abraço.

    p.s.: Paulo, ainda estamos beeeeeem distantes da condição de “iluminados”.

  11. Caro Alessandro,
    Olha, essa é uma pergunta difícil de ser respondida. É muito pessoal. Não tem fórmula de se conhecer guia protetor ou anjo da guarda. Não acredito na “melhor forma” e sim, no “fundo”, ou seja, não interessam os parangolés, as mandingas, as fórmulas prontas e clássicas, mas o desejo concreto real, bem formulado, com bastante fé e sem esperar qualquer retorno, uma vez que, como o Chico Xavier sempre disse: “o telefone toca de lá pra cá”.

    Forte abraço!

  12. Marconi .
    Obrigado pela sua resposta
    Me apronfudei mais sobre essa questão.
    Dei uma lida no “Livro dos Espiritos”Sobre essa Parte de Anjo guardião e Espirito Protetor .
    Da Pergunta 484 á 521 me esclareceu e tirou todas minhas Duvidas .
    Eu lhe fiz essa pergunta pq já escutei uma pessoa dizendo o nome do seu anjo protetor ,e como sou muito curioso te fiz essa pergunta .rs
    Depois de uma semana mais ou menos da pergunta estava navegando na internet,e achei uma matéria muito bacana em um site ,e dali fui ler o LIvro,que me esclareceu tudo.
    Meu irmão Marconi fica na paz ,que Deus Ilumine Todos Nois.
    Obrigado e Abraços.

  13. Meu amigo,

    Nessa última reunião você colocou em prática as frequências que tanto tem falado nos estudos e posso dizer que foi fantástico você mostrar através daque instrumento, a vibração sutil e a mais densa, mostrando onde devemos estar sintonizados.

    Valeu Marconi! Que nossos irmãos de Luz possam estar sempre ao seu lado, fazendo-o vibrar nessa frequência tão elevada nos ensinamentos que nos proporciona.

    Um grande abraço fraterno,

    Jader Amadi

  14. Mto bom esse video!

    os resto ainda não li mto mas tenciono voltar

    paz, meus irmãos!

    até uma próxima

  15. Que a PAZ de jesus esteja com todos.
    lamentamos com profundo pesar que, alguns irmãos ainda não conseguiram alcançar a máxima de nosso mestre JESUS, o AMOR, o PERDÃO, a CARIDADE, a TORELANCIA e acima de tudo a HUMILDADE, são os nossos guias para nossa evolução.
    Salvação e Céu não estão conscritos em quatro paredes desta ou daquela igreja, mas no coração e na mente sadia do homem.
    que DEUS ilumine os ignorantes e nossos ORIXÁS, como mensageiros de CRISTO, nos ORIENTE para a construção de um mundo melhor, sem preconceito e intolerancia
    Muita PAZ e muito AXÉ.

  16. Marconi,
    Estou em sua turma de domingo no Frei Luiz, ainda não tinha lido esse post do seu Blog mas realizando uma pesquisa na internet vi seu Blog e adorei esse post o video então muito interessante.
    Abraço que os bons espíritos continuem iluminando você e o Jorge para que possam continuar nos orientando nesta caminhada… abraço

Deixe uma resposta

