Teodoro Henrique Reinke

Marienfield, Alemanha, 29 de junho de 1872. No “Campo de Maria”, nasce Teodoro Henrique Reinke. Filho de Herman Reinke e Maria Reinke, tem como irmã mais velha uma moça chamada Gertrudes, de 14 anos. Ela foi uma das educadoras de Teodoro, porque logo que ele nasceu, seu pai faleceu e sua mãe tinha que tomar conta da propriedade rural.

Ao tempo da meninice de Teodoro, as escolas primárias e secundárias católicas haviam sido fechadas pelo governo e as leigas, segundo o regime prussiano, tinham como objetivo transformar cada aluno em um soldado. Para isso promoviam lutas entre grupos de alunos e como Teodoro tinha um temperamento bom, recusava-se a lutar contra seus companheiros. Essa escolha lhe rendia surras de vara e varapau. Dos 8 aos 14 anos (de 1880 até 1886) ele foi obrigado a cursar a escola local, passando por todos esses sofrimentos.

Mas Teodoro tinha uma capacidade psíquica interessante: ele “sonhava” com um frade de hábito marrom, trazendo ao colo um menino muito iluminado e “via” também uma terra distante, cheia de flores azuis, com montes elevados e de clima frio, para onde ele vagamente “sentia” que iria um dia. Essa capacidade sua mãe também possuía, tanto que previa acontecimentos tais como temporais e mortes, localizava por vidência animais desgarrados no campo, etc.

Eis uma pequena descrição do momento do nascimento desse menino Teodoro. Esse menino tinha um destino no nosso país. Esse menino tinha o destino de ajudar muita, muita gente através de suas capacidades psíquicas, mas principalmente pelo seu Amor. Ele cresceu, estudou e veio para cá trabalhar. E em nome de um amigo maior, ele cumpriu suas obrigações com determinação e sem temor.

Eis que depois de 65 anos de vida, ele falece. Seu espírito continuou a trabalhar e apareceu para um dos nossos diletos amigos: Luiz da Rocha Lima.

Manifestou-se, então, Teodoro, “bondoso, meigo, aconselhador; a princípio fazendo uma referência ao Apóstolo Pedro, pelo transcurso do dia 29 de junho, esquecendo-se, humildemente, de que também ele, Teodoro, era homenageado na data, que era a do seu natalício, na cidade alemã de Marienfield, em 1872. Em seguida, tecendo um comentário muito oportuno a Solon, o célebre legislador ateniense, que, sendo um dos sete sábios da Grécia, não se julgava tal, mas, muito ao contrário, uma alma a perlustrar a senda do aprendizado, deu ao grupo uma lição de modéstia e de simplicidade, afirmando que todos no mundo são sobrecarregados de dívidas morais e espirituais e de devedores da Lei de Deus! Por fim, sentencioso e imperativo, tal qual Solon quando, diante dos sete sábios da Grécia interrogou: Qual a nossa finalidade?, afirmou: – Nossa finalidade é a construção de um lar para criancinhas órfãs, desamparadas! Esta obra já se acha estereotipada no espaço, tendo você e outros irmãos que virão integrar-se ao grupo, assumindo esta grande responsabilidade de realizá-la, como resgate de suas dívidas do pretérito. Esperem e confiem em Deus. Vocês ainda a verão realizada. Ela está amparada pelo Pai e por Jesus!

Estava assim lançada a idéia fundamental de nossa organização, a idéia que iria dar a estrutura verdadeiramente social a um grupo de irmãos unidos pelo espírito e cujo número iria crescer paulatinamente até atingir ao considerável quadro de médiuns de todo gênero e de espíritas dedicados ao grupo e aos seus mais diversos e nobres desideratos, que atualmente se irmanam em torno da imagem espiritual de Teodoro e sob a égide de sua sabedoria!”

E Dr. Rocha Lima, D. Astéria, sua esposa, e um pequeno grupo de irmãos aceitaram a missão e a levaram à frente, construindo tudo que temos até hoje!

Eis aí, meus amigos, a homenagem a esse querido amigo espiritual, Teodoro Reinke.

Como dizia nosso querido Dr. Rocha Lima:

*Sursum Corda! Sursum Corda, Teodoro Reinke!

 

Teodoro Reinke, conhecido como Frei Luiz Reinke

 

 

 *Sursum Corda: corações ao alto, elevemos nossos corações

2 Respostas

  1. Você fez falta no domingo , amigo! Espero que esteja tudo bem e que você tenha uma quinzena muito produtiva e cheia de paz! Um abração pra você!

  2. Grande Marco!
    Obrigado pelas vibrações e desejo o mesmo pra você! Vamos que vamos!!
    Forte abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: